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Como aumentar as vendas nos feriados de 2023?

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Se você já analisou o calendário de 2023, provavelmente percebeu que ele está repleto de datas comemorativas. Sendo empreendedor ou gestor, é essencial ter atenção a esses dias, pois as vendas variam conforme determinadas épocas do ano. Mas você sabe como aproveitar os feriados para aumentar as vendas?

Para responder a essa pergunta, é preciso considerar diversos elementos. Afinal, há mais de um fator que influencia no volume de vendas. Assim, é possível aproveitar as datas comemorativas para pensar em estratégias que movimentem o seu negócio e possam trazer lucros.

Ficou interessado? Então leia a seguir as dicas para aproveitar os feriados de 2023 e vender mais!

Entenda seu público-alvo

É bastante comum encontrar produtos e serviços voltados para um público específico. Portanto, se a sua mercadoria se encaixa no estilo de vida de um tipo de pessoa, não adianta tentar vendê-la para quem não tem essas características.

Dessa forma, vale a pena focar em um público-alvo específico em suas estratégias. Para tanto, é preciso conhecer melhor os seus clientes. Essa é uma prática importante em qualquer época, mas se torna ainda mais relevante em datas comemorativas.

Isso tem um motivo: as campanhas temáticas trazem os serviços e produtos focados naquele período. Então, é mais simples planejar as ações ao saber quais são as necessidades de consumo próprias do seu público-alvo.

Caso você não tenha essa informação, vale fazer um estudo sobre os seus consumidores. Logo, converse com seus clientes, pergunte quais são as expectativas deles, quais produtos pretendem comprar para presentear ao longo das épocas do ano, por exemplo.

Também é possível usar dados de vendas anteriores nesse processo. Após estudar o perfil do cliente, você saberá como ajudá-lo. Na prática, você pode criar uma lista com as características do comprador ideal, montando uma persona que inclua dados como:

  • gênero;
  • idade;
  • faixa de renda;
  • profissão;
  • entre outros.

Divulgue seu produto com antecedência

Após conhecer seu público, vale notar que o planejamento é um aliado para fazer uma empresa funcionar. Assim, a campanha de marketing deve chegar até o consumidor de forma simples, mas poderosa. Para tanto, a mercadoria deve ser divulgada com antecedência.

Um dos motivos é prospectar o cliente para sua loja antes que um concorrente o faça. Em épocas festivas, todos os negócios buscam aumentar suas vendas. Logo, quanto antes você apresentar seus produtos e ofertas, mais provável será a procura pelo seu negócio.

Nesse contexto, outra dica é explicitar as condições de pagamento e as promoções. Tenha em mente que pessoas costumam se organizar e optar por uma loja que ofereça as melhores condições.

Planeje seu estoque

Para aumentar as vendas nos feriados também é preciso considerar que a quantidade e a qualidade dos produtos são essenciais para que as vendas prosperem. Não adianta ter uma estratégia de marketing incrível se o estoque não estiver adequado.

Imagine perder vendas e decepcionar o cliente porque os produtos não foram repostos? Esse cenário pode acarretar diversos problemas para a sua empresa — além de deixar de vender o produto, provavelmente o consumidor procurará um concorrente.

Aqui, a dica é analisar como foram as vendas dos anos anteriores e quais tendem a ser os produtos mais vendidos em cada feriado de 2023. A partir disso, é possível buscar os fornecedores e parceiros e fazer acordos com condições melhores para compor o seu estoque.

Leia nosso post sobre feriados de 2023 e planeje o seu negócio.

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