Saber como organizar as finanças da empresa é essencial para não ter problemas com contas e cobranças. Ademais, essa organização ajuda a aumentar a produtividade, potencializar o faturamento e evitar custos desnecessários.
Por isso, mesmo em empresas menores os empreendedores devem conhecer dicas e estratégias para facilitar essa organização. Assim, será mais fácil manter a rotina e evitar que os problemas se acumulem com o tempo.
Ficou interessado em saber como organizar as finanças da empresa em 2023? Então conheça 29 dicas sobre o assunto!
1. Monte um planejamento financeiro
A primeira dica para conseguir organizar as finanças com cuidado e segurança é montar um planejamento financeiro. Para isso, é essencial ter um bom controle e determinar quais são as necessidades do negócio.
Depois, saiba quanto dinheiro há em caixa, suas expectativas de recebimento e os pagamentos necessários. Com essas informações, os gestores podem montar um planejamento para que a empresa tenha um caminho a seguir durante o ano.
Sem esse planejamento, fica mais difícil alocar recursos e utilizar o dinheiro da empresa. Afinal, a gestão corre o risco de tomar decisões precipitadas e visando objetivos desorganizados, sem ter uma centralização de metas.
2. Defina metas e objetivos
Uma das principais orientações para organizar as finanças da empresa é definir as metas e os objetivos do negócio durante o ano. O que você deseja alcançar? Qual é o valor necessário para isso? Será preciso economizar para ter mais capital?
Ao definir as metas e objetivos, foque em ter valores e prazos determinados para cada sonho. Dessa maneira, a organização e o planejamento financeiro serão mais consistentes e a empresa ficará mais perto de alcançar suas finalidades.
3. Anote custos e despesas
Para complementar e embasar o planejamento financeiro e, consequentemente, a organização da empresa, vale a pena anotar todos os custos e despesas do negócio. Você sabe qual é a diferença entre esses conceitos?
Os custos são os gastos da empresa que têm relação com sua atividade-fim. Eles dizem respeito à aquisição, transformação, preparação e produção dos insumos e produtos do negócio. Logo, os custos têm relação direta com a produção.
Já as despesas são os gastos que trazem benefícios para a produção da empresa, mas não estão diretamente relacionados com a atividade-fim. Entre elas estão as contas de telefone, materiais administrativos, pagamento de pró-labore, impostos etc.
4. Separe finanças pessoais e empresariais
Para ter uma boa organização financeira da empresa, é indispensável fazer a separação das finanças pessoais e empresariais. Isso é extremamente relevante principalmente para quem é um empreendedor individual ou tem uma pequena empresa.
A sua receita com o empreendimento não pode se confundir com suas finanças pessoais. Por isso, vale a pena separar as duas. Então saiba qual é o dinheiro destinado para o capital de giro do negócio e aquele que serve como remuneração dos sócios.
Faça contas bancárias separadas, tenha controles diferentes e trace uma linha em relação às finanças da pessoa física e da pessoa jurídica. Isso ajuda a ter mais controle e evita problemas financeiros tanto pessoais quanto empresariais.